Você quer ser vista ou quer ser notada?

Estudos revelam que cerca de 70% da comunicação é não verbal. A comunicação é uma habilidade essencial na vida humana. Embora muitas vezes seja associada ao ato de falar, as palavras representam apenas uma fração do que realmente transmitimos. Elementos não verbais como vestimenta, linguagem corporal, expressões faciais, postura, tom de voz e até o silêncio dizem muito, mais do que palavras.

Essa comunicação silenciosa, porém poderosa, é o que dá profundidade às interações humanas. Um sorriso pode transmitir simpatia e acolhimento. Um olhar desviado pode indicar desconforto ou desinteresse. O tom de voz pode transformar uma simples frase em uma demonstração de entusiasmo, ironia ou desprezo. Esses sinais muitas vezes dizem mais sobre o que sentimos e pensamos do que qualquer palavra.

O que muitas pessoas ainda não se atentaram é que a comunicação por meio da vestimenta é uma das mais importantes. Alguns torcem o nariz para os códigos de vestimenta, seja nos locais de trabalho, na Igreja, no clube ou em uma festa, a regra é clara: deve haver adequações. Você não vestiria um biquíni para ir ao mercado, não é?

Entender que a comunicação vai além das palavras nos convida a sermos mais conscientes sobre como nos apresentamos. Não se trata apenas do que dizemos, mas de como dizemos e do que demonstramos com nossas atitudes, roupas e comportamentos.

Deve haver coerência entre o verbal e o não verbal. Afinal, o que não é dito, mas percebido, frequentemente carrega o verdadeiro significado da mensagem.

Em um mundo onde a velocidade da informação muitas vezes nos faz negligenciar detalhes, parar para observar o que não está sendo falado é uma forma de manter a boa imagem, a reputação, além de fortalecer relacionamentos. Comunicação, afinal, não é apenas falar, mas perceber e ser percebido.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Você quer ser vista ou quer ser notada?”

  1. Avatar de Lana
    Lana

    Excelente texto! Traz reflexão sobre o modo que nos portamos, além do vestuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *