Hoje, é possível ter uma versão da Birkin de forma mais acessível. Sim, há uma bolsa com o mesmo design, mas não com mesmo material, sendo vendida pelo Walmart, que conquistou uma grande parte da população dos EUA: a Wirkin (Walmart + Birkin). Enquanto a versão da Hermès chega a custar mais de R$ 2 milhões, a do Walmart pode ser comprada por menos de R$ 500.
Note que essas duas bolsas representam extremos do espectro de consumo: uma simboliza o luxo e a exclusividade, enquanto a outra reflete acessibilidade e democratização do estilo. Há quem diga que democratização é um eufemmismo para imitação de baixa renda.
A marca Hermès tem origem na França, em 1837, quando Thierry Hermès abriu uma oficina de arreios de cavalos – grandes marcas fizeram o seu branding baseado no ramo equestre. Mas foi nos períodos entreguerras que a Hermès inovou e trouxe os artigos adaptados para a sociedade.
Todas as bolsas são fabricadas manualmente, em couro, por um grupo enxuto de artesãos altamente qualificados. Fica evidente que o foco não é a venda em produção em série, conforme ocorre em outras grifes. A Hermès é sinônimo de exclusividade. Saiba que para se ter uma das bolsas CKB (modelos Constance, Kelly e Birkin) é necessário construir um histórico de compras. É aqui aonde eu quero chegar.
A Birkin foi criada em 1984 e batizada em homenagem à atriz e cantora Jane Birkin, essa bolsa é sinônimo de exclusividade, sofisticação e artesanato de altíssima qualidade. Cada Birkin pode levar dezenas de horas para ser concluída. E por isso ela é tão desejada: você precisa merecer ter a bolsa. Como eu disse: exclusividade. Quando a loja oferece a bolsa, essa foi desenhada especificamente para aquela cliente.
Atente-se que esse antimarketing da Hermès aguçou o imaginário das mulheres – “todas querem, mas poucas merecem”. Pensando nisso, a rede Walmart percebeu que se reproduzisse a réplica fiel da bolsa a venda seria certeira. Bingo. E foi mesmo. O Walmart tornou o luxo acessível, porém, incentivando o consumismo. Afinal, quantas Wirkins equivalem a uma Birkin?
Imagem: Pinterest.
Deixe um comentário